Translate


10 setembro 2016

Curiosidades -Manele.

Você sabia que...

Quando Djiu, uma caçadora forte e determinada, após lutar com uma bruxa-vampiro, (strigoi viu) acaba desmaiando numa floresta escura e quando acorda, está em uma vilarejo cigano?
Nesse vilarejo, além de conhecer o belo e envolvente Doru e se ver emaranhada em seus mistérios, Djiu conhece também os personagens da vila e a sensual dança Manele.
Saiba mais no artigo retirado do blog Caravana do vento...

"Mais de dois milhões de ciganos vivem na Romênia e muitos deles ainda são nômades. Apesar da cultura expressiva, a música e a dança variam a cada região. Como durante o governo de Ceaucescu (1965-1989) os ciganos foram proibidos de tocar e dançar suas músicas em público, em muitos lugares eles carregam elementos da cultura romena. Em outros, as danças mais expressivas têm origem entre os ciganos turcos e não são dançadas pelos não-ciganos do país.

Uma das danças mais conhecidas é o chocek ouČoček (adaptação do turco Köçek, “dança de menino”), que pode ser dançado individualmente ou entre homens e mulheres. A dançarina faz passos curtos, tranquilos e precisos, com apenas uma sugestão de ondulação no quadril, e por isso costuma-se dizer que ela baila apenas dentro de sua roupa. Em algumas regiões, é dançada em círculo, sempre marcada pelo movimento dos quadris.
A outra dança, o manea (plur. manele), é um pouco parecido com chocek, mas muito mais sensual, com passos mais rápidos e movimentos mais soltos. A palavra “manea” também tem origem turca, e é uma imitação dos gritos dos vendedores de rua da Turquia, chamados “mane”. Historicamente, o manea foi popular entre os turcos e gregos ricos e na periferia de Bucareste (capital da Romênia). Hoje é muito dançado especialmente em áreas rurais e nas localidades urbanas mais pobres do país, mas também está presente na Bulgária, Sérvia, Albânia e na parte europeia da Turquia. Tradicionalmente, a música traz instrumentos de cordas, como o violino e o violão, e acordeão, mas há também o manele moderno, com mixagens eletrônicas. A dança dos homens é rápida e eles usam o corpo como percussão, batendo mãos e os pés. As mulheres mexem pouco as saias, trabalhando mais os braços, que são levemente levantados para os lados. Os passos são rápidos, elas batem palmas e pés, além de estalar os dedos. Também podem acompanhar a música com voz ou mesmo com pandeiros. Um elemento característico do manea, que a diferencia das outras danças da Romênia, é o uso do o cinto de moedas, muito associado ao oriente médio. O barulho das moedas é feito com o movimento do quadril, que é mais leve do que nas danças árabes. O resultado é uma dança alegre e sensual sem o caráter explícito da dança do ventre."

*Fonte Caravana do vento - https://caravanadovento.wordpress.com/2013/05/20/bailando-na-romenia/


Ficou curioso? adquira o ebook na Amazon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!
Gostou do post? Comente e deixe seu link para que eu possa ir visitá-lo ( a).
Beijos e seja sempre bem vindo!